Diversas fabricantes de smartphones, como Samsung , HTC e LG , estão sendo acusadas de manipular smartphones com sistema operacional Android enviados para passar por testes de desempenho. A primeira denúncia, realizada pelo site Ars Technica , aconteceu no início desta semana contra a Samsung. O site acusava a Samsung de manipular o aparelho Note III da linha Galaxy para apresentar o melhor desempenho possível ao rodar aplicativos de medição de performance, chamados de benchmarks.
LEIA TAMBÉM:
Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos
Intel anuncia nova geração de chips para notebooks híbridos
Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos
Intel anuncia nova geração de chips para notebooks híbridos
Os responsáveis pelos testes do Galaxy Note III no Ars Technica perceberam que o processador usado (o Snapdragon S4 Pro) apresentava um desempenho muito superior no aparelho da Samsung quando comparado a modelos concorrentes com o mesmo processador.
Após uma investigação minuciosa, eles descobriram que o smartphone estava com um modo especial ativado, que aumentava o poder de processamento ao rodar um aplicativo de benchmark.
Após a primeira denúncia, no entanto, outro site de tecnologia especializado em análises de produtos, o AnandTech , divulgou um texto em que acusa outros fabricantes de smartphones de "inflar" o desempenho de seus aparelhos quando submetidos às mesmas condições. Segundo o AnandTech, em alguns aparelhos, ao rodar um aplicativo que mede a capacidade de processamento, o aparelho automaticamente ativa todos os núcleos do processador e aumenta a tolerância ao calor, algo incomum ao rodar aplicativos comuns.
A equipe do AnandTech fez análise aprofundada sobre o assunto, que compara os resultados dos testes de desempenho de 23 smartphones analisados. Na conclusão, os editores afirmaram que apenas os smartphones da Apple e a Motorola, além de alguns da linha Nexus com sistema operacional Android "puro", não apresentaram modificações para melhorar o desempenho em benchmarks.
"Infelizmente está situação ainda vai piorar antes de melhorar", dizem Anand Lal Shimpi e Brian Klug, do AnandTech, no site. As empresas citadas em ambas as denúncias ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as acusações
Nenhum comentário:
Postar um comentário