Fifa intensifica o combate ao comércio ilegal de ingressos da Copa

É grande a demanda por ingressos para a Copa 2014 e a Fifa mostra um alerta para o crescimento do mercado negro. A seis meses do início do Mundial, a empresa Match Service AG, detentora dos direitos exclusivos da venda de ingressos para a competição, já foram identificadas mais de 130 empresas comercializando ingressos sem autorização em diversos países. 
A Fifa lançou uma ofensiva para reprimir estas ações ilegais e reforça a mensagem de que a única forma de comprar um ingressos para a Copa 2014 é através do site da própria instituição. O conselheiro legal da Match, Imran Patel, afirmou que os preços no mercado ilegal chegam a ser 300% do valor original, e que estas “são extorsões que se aproveitam do desespero das pessoas por ingressos”.
Em apenas uma semana após o sorteio que definiu os grupos da competição, já foram identificadas pelo menos 30 empresas vendendo as entradas ilegalmente, de acordo com o representante da Match. Imran Patel prevê ainda que “até o fim do ano mais 50 ou 60 empresas aparecerão no mercado”.
Segundo a Match, a Justiça de alguns países abriu processos contra acusados desta prática, como na Costa Rica, onde foram multadas quatro empresas de turismo por comercializar os lugares para os jogos da seleção local. No México, 11 operadoras turísticas sofreram ações legais.
Cerca de 10% das empresas ilegais identificadas se concentram no Brasil e, mesmo não tendo seus nomes divulgados, já receberam alertas da Fifa e da Match para que interrompam a comercialização dos ingressos.
Informações da Agência Estado.

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