A cerimônia foi uma homenagem aos tesouros mais apreciados do Brasil: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles foi representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola de LED centralizada no meio do campo. Ao todo, 1.200 pessoas estiveram envolvidas na criação do espetáculo, e 660 pessoas participaram da festa no gramado.

saiba mais
Logo de início, a enorme bola localizada no centro do gramado deu as boas-vindas aos torcedores em diversos idiomas. Em seguida, os artistas entraram em cena. O tema inicial foi a Floresta Amazônica, e as fantasias representaram a flora local com araucárias, samambaias, bromélias e vitórias-régias. Da floresta, a festa começou a "expandir fronteiras" e explorou outros aspectos da cultura brasileira. Capoeira, samba, roda de baianas, frevo, dança gaúcha... Com a participação de 64 crianças, o evento teve uma mistura de ritmos brasileiros. Após abordar a natureza e os costumes locais, a festa seguiu para o futebol, e jovens árbitros deram o apito inicial da Copa, enquanto a bola de LED exibia as bandeiras das 32 seleções do Mundial.

Na sequência, o Olodum começou a batucada e atraiu as atenções para Claudia Leitte levantar o público no momento auge do evento. A cantora brasileira surgiu no centro do gramado e, acompanhada por Pitbull e Jeniffer Lopez, cantou a música oficial da Copa do Mundo "We Are One" para delírio do público.
Aos gritos de Brasil, o estádio fez um barulho ensurdecedor no fim da apresentação, antes que o trio de cantores se abraçasse e descesse do palco, encerrando a festa. Vale a observação que Jeniffer Lopez e Claudia Leitte ensaiaram um gingado em forma de samba no gramado do estádio.
Durante o evento, o jovem paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, deu um chute simbólico em uma bola de futebol. Ele usou um exoesqueleto, equipamento controlado diretamente pelo cérebro e desenvolvido pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis, para controlar seus movimentos.

Público participa bastante e leva bandeiras
Antes de lotar para a partida de abertura da Copa, o estádio paulista estava parcialmente cheio no início da festa e era possível observar alguns lugares vagos. O público, bastante participativo, vibrava a cada novo movimento. Destaque para um grupo de croatas posicionado atrás de um dos gols, que fazia um barulho considerável.
Era possível ainda encontrar bandeiras de vários times no estádio, sobretudo os paulistas: Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Guarani, Botafogo-SP, Ponte Preta e o "forasteiro" Coritiba... Todos representados na Arena Corinthians. Preferências clubísticas à parte, o amarelo tomou conta da arquibancada da Arena Corinthians.

Nenhum comentário:
Postar um comentário